Que tal transformar o seu site em um website que converte? Hoje, vou compartilhar algumas dicas importantes para alcançar esse objetivo

Será que a sua empresa tem um website que converte? Ou você luta para converter um cliente em seu website?

Antes de começar a codificar ou iniciar seu projeto de design, você deve definir de maneira clara e concisa como transformará eficientemente um simples visitante em seu novo cliente.

A conversão é o aspecto mais importante de todo projeto.

Se feito de forma errada, pode, na melhor das hipóteses, resultar num ROI baixo, ou acarretar na falha total do seu projeto, na pior delas.

Atualmente, estima-se que um usuário médio visite mais de 80 novas páginas mensalmente. Ser apenas 1 desses sites não deve ser o seu objetivo.

Para criar um website que converte, você deve se diferenciar e capturar potenciais clientes em menos de 5 segundos.

Por que em menos de 5 segundos?

Esse é exatamente o momento em que você precisa capturar a atenção do usuário que visita seu site pela primeira vez.

Nesses poucos segundos, no máximo, um usuário pode ler 2 linhas de texto, dar uma rápida olhada no contexto (imagens, logotipos, dentre outros) e não muito mais.

É tão simples quanto responder a 2 perguntas.

Primeiro, diga aos leitores em não mais do que 10 palavras o que você faz. Feito isso, defina rápida e concisamente como você faz.

Com essas informações, em apenas 5 segundos, os usuários devem ter as informações necessárias para decidir se devem permanecer no site partir para o próximo resultado de busca.

Agora que você já sabe disso, está pronto para descobrir como fazer um website que converte.

#1. Mantenha simples

Um website que converte possui design simples. Isso acontece porque sites com design simples têm taxas de conversão mais altas.

Alguns sites tentam colocar o máximo de informação possível em um pequeno espaço em suas páginas iniciais.

Eles querem exibir todos os seus produtos, serviços, prêmios, afiliações, informações de contato e qualquer outra coisa que você possa imaginar.

Se esse site que acabei de descrever se parece com o seu, simplificar seu design deve ser a primeira coisa em sua agenda.

Não há problema em incluir muitas informações no seu site, mas elas não precisam estar na sua página inicial.

Website que Converte

#2. Concentre-se na velocidade

A velocidade tem um enorme impacto em suas taxas de conversão. Se o seu site carrega muito devagar, isso vai matar suas conversões.

As pessoas são impacientes. Estamos acostumados a obter conteúdo na velocidade da luz.

Se um site não for carregado imediatamente, é provável que a taxa de rejeição aumente.

O tempo de carregamento da sua página tem uma correlação direta com o ponto anterior. Um website que converte é simples porque também carrega mais rápido.

Se você tiver toneladas de imagens, longos blocos de texto, menus complicados, muitas cores, luzes piscantes e outros elementos desnecessários, seu site não será carregado na velocidade que você precisa.

Mas e se você tiver um design simples e ainda demorar um pouco para seu site carregar?

Eu avaliaria seus serviços de hospedagem na web. Embora possa parecer atraente escolher a opção mais barata para hospedar seu site, você recebe aquilo que paga.

Vale a pena investir para garantir que seu site não falhe ou tenha problemas ao carregar páginas, especialmente na página inicial.

O aumento do tráfego do site e o aumento nas conversões pagarão facilmente pelos custos extras.

Website que Converte

#3. Use imagens de qualidade

As imagens podem, definitivamente, ajudar a aumentar suas taxas de conversão.

Sites sem imagens parecem simples, chatos e poucos profissionais. Mas isso não significa que você precisa enlouquecer e colocar o máximo de imagens possível na sua página inicial.

Como você já sabe, muitas imagens podem prejudicar o tempo de carregamento da página.

Além disso, pesquisas do Google descobriram que páginas com menos imagens têm taxas de conversão mais altas.

Porém, use imagens com moderação. Verifique se todas as suas imagens têm aparência profissional.

Website que Converte

#4. Faça testes A/B

Digamos que você fez algumas alterações em sua página inicial e notou que suas conversões aumentaram. Mas, isso não significa que você terminou, significa?

Claro que não! Embora suas conversões tenham aumentado, você ainda não sabe se atingiu o pico. Continue se esforçando para melhorar seu site.

Uma das melhores maneiras de descobrir se você tem o design ideal para ter um website que converte é através do teste A/B.

O teste A/B envolve a execução de versões alternativas da mesma página para ver qual deles tem uma taxa de conversão mais alta: 50% do seu tráfego vê um design, enquanto a outra metade vê outro.

É importante que você não altere muitos elementos entre as 2 versões ao executar esses testes.

Caso contrário, você não saberá qual fator impactou os resultados.

É melhor alterar apenas 1 elemento, como texto, cor ou posicionamento do botão de call-to-action.

As possibilidades são quase infinitas quando se trata de seus testes A/B. Depois de testar um elemento, altere outra coisa e execute outro teste.

Se você testou inicialmente a chamada de seu botão, depois teste a cor. Depois disso, teste seu tamanho ou posicionamento. Você pode até testar várias imagens para ver qual converte melhor.

O teste A/B é um processo contínuo. Os testes devem durar o tempo necessário até que você sinta que seus resultados são precisos.

#5. Otimize seu site para dispositivos móveis

Além de tudo que falamos, um website que converte precisa ser otimizada para smartphones e tablets.

Falamos sobre a velocidade do seu site, mas agora a coisa é mais séria. Se o seu website demorar muito para carregar, os usuários abandonarão a sua página. As estatísticas confirmam:

  • 53% dos visitantes abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar no celular;
  • 1 a cada 2 pessoas esperam que uma página carregue em menos de 2 segundos no celular.

A otimização de seu site para dispositivos móveis é muito importante e impacta no seu resultado. Por isso, coloque como prioridade a otimização de sua página nos celulares.

Website que Converte

Agora você está pronto para ter um website que converte!

Hoje compartilhei algumas dicas úteis com você que permitirão que você tenha um website que converte.

Se você não tiver satisfeito com suas taxas de conversão, analise a sua página com essas dicas.

Comece simplificando o design. Isso facilitará a localização de sua chamada para ação pelos usuários.

A simplicidade também se traduz em um menor tempo de carregamento. Verifique se você possui uma hospedagem que ajude a carregar seu site em poucos segundos.

Um website que converte também precisa de imagens de alta qualidade. Apenas certifique-se de usá-las com moderação.

Muitas imagens podem ter um resultado negativo em suas conversões.

É importante que você execute testes A/B para identificar quais elementos da sua página podem ser melhorados para acelerar as conversões.

E por fim, a cereja do bolo. Garanta que seu site esteja otimizado para dispositivos móveis.

Além de uma necessidade absoluta, isso garante que as pessoas continuem no seu site.

Se você seguir essas dicas e coloca-las em prática, começará a ver o seu site se transformar em um website que converte.

Comentários

Comentários