Você quer melhorar o seu desempenho em SEO mas não sabe por onde começar? Comece por essas 5 ações de SEO que farão toda a diferença!

Um dos maiores desafios do SEO é medir o impacto da ações. Sabemos algumas diretrizes sobre a importância de fatores no SEO, mas não sabemos exatamente seu impacto.

Isso acontece, primeiro porque o Google atualiza seu algoritmo diariamente. Obviamente, algumas atualizações são simples; já outras, mudam tudo.

Por isso, fazer SEO por conta própria, ou deixar essa tarefa para um profissional multitarefa, pode ser um grande desafio.

Afinal de contas, fazer SEO exige estar sempre atualizado, testando novas ideias e aprendendo diariamente.

Baseado nesses desafios, decidi montar uma lista do que considero recomendações de SEO de alto impacto.

Essa lista rendeu bons frutos para vários de nossos clientes – eles tiveram um impacto que pudemos identificar e quantificar – e pode ser útil para você.

Aqui estão as 5 recomendações de SEO que eu sempre presenciei causar um impacto positivo no mundo em constantes mudanças que é o SEO.

#1. Dados estruturados

O motivo porque dados estruturados são úteis é que eles informam aos buscadores o que tem na sua página.

Se você não tiver familiarizado com isso, pode seguir um checklist de dados estruturados do Distilled para fazê-lo funcionar corretamente em seu site.

Podemos observar os dados estruturados causando um impacto positivo para sites em diferentes segmentos, mas dados estruturados diferentes são necessários para diferentes sites e páginas.

Abaixo, temos um gráfico que mostra o impacto no número de impressões que ocorreram após a atualização das informações incluídas nos dados estruturados das páginas de produtos de um de nossos clientes.

SEO

Aqui estão alguns setores onde os dados estruturados podem ser mais úteis:

  1. Recrutamento e seleção;
  2. Eventos;
  3. Serviços de beleza.

Os dados estruturados permitem que os buscadores entendam de forma mais simples as informações da página, tornando-as uma ferramenta poderosa.

Se aplicado corretamente, terá um impacto bastante positivo nos resultados.

Aqui estão algumas etapas complementares que ajudarão você a obter melhores resultados:

#2. Atualizações da página

A atualização de sua página é determinada por vários fatores, mas simplesmente ter uma data em uma página é uma das maneiras de indicar ao Google o quão recente ela é.

Isso se aplica a blogs e notícias, mas também é relevante para páginas de produtos relacionadas a datas como site de eventos.

Se você pensa na atualização da página pela perspectiva do usuário, é mais fácil entender por que isso é tão importante.

Ao obter resultados de pesquisa com uma data antiga, como artigos, dependendo do assunto, você pode considera-lo menos relevantes do que se fosse recente.

Os buscadores também sabem disso e têm a capacidade de diferenciar entre conteúdo novo e antigo, independente de ter uma data ou não.

A atualização da página é importante para qualquer setor e, embora as datas sejam úteis, a atualização do seu conteúdo deve sempre refletir e direcionar o que os usuários estão pesquisando.

Aqui estão algumas outras coisas a pensar se você acha que precisa atualizar suas páginas:

  • Com que frequência você realizou pesquisas de palavra-chave nos últimos 18 meses e atualizou o conteúdo da sua página com base nesses resultados?
  • Você aparece nos resultados de busca com datas, e em caso afirmativo, de quando são essas datas?

#3. Links internos

A forma certa de fazer links internos não tem uma resposta simples e direta, por isso, não estou aqui para aconselhá-lo sobre a maneira correta de faze-lo.

Porém, estou aqui para lhe dizer que não ter muitos links em suas páginas pode causar um impacto positivo.

Há muitos fatores a serem considerados ao alterar a forma com que você vincula internamente suas páginas, a partir da sua página inicial, alguns dos quais são:

  • Probabilidade das páginas competirem melhor;
  • Receita proveniente dessas páginas.

O equilíbrio entre links internos é definitivamente um fator de classificação importante, porque determinará como os usuários e buscadores descobrirão suas páginas.

Se você está revisando os links internos do seu site, ou acredita que deveria faze-lo, pode se interessar por esse guia do Distilled para alcançar o equilíbrio em seus links.

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#4. Tags de título

Alterar suas tags de título e descobrir se elas causaram um impacto positivo pode ser bastante difícil de provar.

Eu testei isso muitas vezes para clientes de diferentes segmentos, e a alteração de um título sempre mudou (positiva ou negativamente) a quantidade de resultados.

Aqui estão algumas alterações que você pode testar.

Inclua o ano no título

Aqui está um exemplo:

  • Título original: Reserve uma viagem ao Havaí agora | Empresa;
  • Título alterado: Viagens para o Havaí 2019/2020 | Reserve agora | Empresa.

Inclua o menor preço do produto

Mais 1 exemplo do que quero dizer:

  • Título original: Voos baratos para o Havaí | Empresa;
  • Título alterado: Voo barato para o Havaí a partir de U$ 400 | Empresa.

A alteração do título dependerá de muitos fatores; portanto, um ano ou preço podem não ajudar no seu caso.

No entanto, se algumas páginas da sua categoria tiverem produtos sazonais ou se o seu setor concorrer fortemente com preços, inclua o ano, a data ou um preço no título e mensure os resultados.

#5. Obtenha backlinks

Uma coisa que sempre ajudou nossos clientes a obter links externos são conteúdos criativos.

Geralmente são artigos ou campanhas interessantes relacionados ao negócio, não páginas comerciais, acabam obtendo bastante cobertura de diferentes fontes e, posteriormente, de links externos.

Criar páginas de sucesso não é fácil e não garante um aumento em uma quantidade específica de backlinks, mas é uma das maneiras mais seguras de consegui-los de forma orgânica.

Se o seu orçamento estiver modesto, você ainda poderá criar um excelente conteúdo. Aqui estão algumas dicas para conseguir isso:

  • Pense nos dados que você coletou e quais informações eles podem ter para usuários que não têm acesso a eles: é possível identificar tendências e padrões que podem ser interessantes para um público mais amplo?
  • Pesquisas: certamente você pode alcançar um público-alvo para fazer perguntas sobre um tópico para o qual deseja criar um conteúdo. Se você não pode alcançar um público de graça, pode fazer isso de forma barata por meio de pesquisas pagas e coletar seus dados dessa forma;
  • Terceirize: há muito a ser explorado quando você terceiriza seu conteúdo para uma empresa.

Você está pronto para implementar essas mudanças em sua estratégia de SEO?

Medir o impacto das alterações de SEO é um desafio consistente e nem todas as técnicas de SEO que você lança surtirão o efeito desejado.

Minha esperança é que esta pequena lista possa fornecer algumas ideias e diretrizes sobre o que considerar ao ajudar o seu site ou seus clientes.

Como mencionei acima, essas regras não são rígidas, mas valem ser analisadas e observadas para que você consiga melhorar seu desempenho em SEO.

Se você conseguir medir uma mudança de SEO impactante que ajudou consistentemente nos seus resultados, compartilhe comigo nos comentários abaixo!

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