Quer gerar leads qualificados e fomentar o crescimento da sua empresa? Hoje vou ajudar você a encontrar o caminho para os resultados que almeja

Como você vem gerando leads qualificados através do marketing digital?

Você já parou para pensar na efetividade que suas atividades de marketing vem tendo quando o assunto são leads qualificados?

Nem deveria escrever isso, porque é uma obviedade sem tamanho, mas a era digital mudou a maneira como fazemos negócios.

Com isso, é importante que empresas acompanhem as demandas de seus clientes em potencial, construindo uma máquina de geração de leads bem calibrada.

Hoje vamos mostrar para você alguns componentes dessa engrenagem que permitem que você inicie a montagem de sua máquina de geração de leads.

Como gerar leads qualificados com seu marketing digital

Vamos seguir alguns passos hoje, falando sobre como:

  1. Usar marketing de conteúdo para estabelecer liderança de pensamento;
  2. Alavancar seu alcance social com anúncios;
  3. Otimizar seu site com SEO; e
  4. Segmentar seus clientes com e-mail marketing.

Gerar leads qualificados é um trabalho conjunto de atividades de marketing que correspondem às etapas da jornada de compra do seu cliente.

Tudo começa com a geração de tráfego, passando por converter essas pessoas em visitantes, leads e, eventualmente, convertendo esses leads em clientes.

De acordo com o relatório State of Inbound 2018, a prioridade número 1 de um profissional de marketing é converter leads em clientes.

No entanto, a geração de leads continua sendo um verdadeiro desafio para a maioria das empresas.

Os dados indicam que 88% das pessoas fazem pesquisas online antes de comprar.

Por isso, precisamos criar uma estratégia de marketing digital que agregue valor ao comprador por meio do hábito de pesquisa, gerando não apenas tráfego, mas leads qualificados.

A seguir, oferecemos 4 passos que ajudarão você a construir uma máquina de geração de leads qualificados.

Leads Qualificados

#1. Use o marketing de conteúdo para estabelecer liderança de pensamento

Se você ainda não começou a produzir conteúdo, essa deve ser uma das primeiras etapas da sua estratégia de geração de leads.

De acordo com uma pesquisa do Demand Gen Report, 96% dos compradores B2B almejam por conteúdo educativo e 47% deles consomem de 3 a 5 conteúdos de uma empresa antes de se envolverem com um vendedor.

Seja visto como um especialista, produzindo conteúdo sobre temas e problemas que seu produto ou serviço resolve.

Publique regularmente em blogs, notícias e dicas sobre seu mercado e setor.

Além disso, produza guias abrangentes que os visitantes possam baixar em seu site.

Isso permite que você colete dados de pessoas para que você possa nutri-los até que estejam prontos para se transformarem em leads e mantenha-os envolvidos, compartilhando mais sobre seu produto ou serviço.

Dessa forma, você pode transformá-los em clientes.

Não se esqueça de promover o conteúdo que você cria usando métodos de marketing como mídias sociais e e-mail.

Um ótimo conteúdo não fará a diferença se as pessoas não encontrarem.

Uma pesquisa feita pelo FormStack sugere que a pesquisa orgânica é a maior fonte de leads de alta qualidade.

Portanto, dedique algum tempo para otimizar seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.

#2. Alavanque seu alcance com anúncios

As mídias sociais podem ser um canal poderoso para geração de leads.

Para ter sucesso na aquisição de leads por meio das mídias sociais, você deve investir tempo e esforço na construção de um público-alvo engajado para converter essas pessoas em leads.

O primeiro desafio é descobrir qual é a mídia certa para seu negócio.

Você pode exibir anúncios no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e no Pinterest.

A maioria dos usuários da internet está no Facebook, portanto cerca de 84% das empresas optam por usar essa plataforma para direcionar tráfego e adquirir leads.

Um formato útil pode ser o Facebook Lead Ads. Esse formato de anúncio permite que os contatos enviem suas informações sem sair do Facebook.

As estratégias para as campanhas podem incluir assinaturas de newsletter e oferta de materiais ricos como ebooks.

Os anúncios de leads também são uma ótima opção para campanhas de remarketing, pois na maioria das vezes os visitantes do seu site veem os anúncios e você pode fornecer um incentivo e traze-los de volta.

O Facebook reduz o custo de aquisição, proporcionando uma melhor experiência ao usuário e, com sorte, você gera mais leads para seu negócio.

Leads Qualificados

#3. Otimize seu site para SEO

A pesquisa orgânica é sem dúvida uma das mais valiosas estratégias de geração de leads a longo prazo.

No entanto, com mais de 200 fatores influenciando a classificação dos buscadores é difícil saber por onde começar.

Uma ótima oportunidade de encontrar leads é otimizar o SEO de seu site.

De acordo com o WordStream, 72% dos consumidores que fazem pesquisa visitam uma loja a menos de 8km de sua localização.

O SEO permitirá que sua empresa adentre em sua comunidade e ajude os usuários a encontra-lo quando buscarem por aquilo que você faz.

À medida que os dispositivos móveis continuam a dominar os acessos, o SEO local pode fazer uma grande diferença ao direcionar mais clientes para seu negócio.

Comece garantindo que seu nome, endereço e telefone sejam consistentes em seu site e em listagens como Facebook e Google Meu Negócio.

Outra boa ideia é pedir aos clientes satisfeitos que deixem um comentário ou avaliação da sua empresa em algum desses canais.

As avaliações em plataformas aumentam suas chances de ser encontrado por clientes em potencial sem ter que pagar nada por isso.

#4. E-mail marketing segmentado

Embora possa ser uma das táticas mais antigas, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta muito poderosa ao tentar alcançar clientes em potencial ou vender para clientes atuais.

A automação de marketing é um método popular para ajudar as empresas a enviarem automaticamente e-mails altamente segmentados para gerar leads.

Sincronizados com o CRM, os leads podem ser inseridos em um fluxo de e-mails.

Assim, depois de preencherem um formulário no site, eles são alimentados com conteúdo que corresponde a seus interesses específicos.

Isso pode incluir e-mails de follow-up com um ótimo conteúdo e um call-to-action para se inscrever no seu blog.

À medida que aprende mais sobre cada lead, você pode personalizar suas mensagens para influenciar seus leads a se moverem pelo funil.

De acordo com a Forrester Research, as empresas que nutrem seus leads aumentam em 50% as chances de deixa-los prontos para comprar.

A capacidade de capturar dados de visitantes do seu site e associá-los a gatilhos comportamentais permite que empresas olhassem com muito mais carinho para o e-mail.

Que tal aplicar essas ideias e começar a gerar leads qualificados para seu negócio?

Embora tenhamos citado apenas algumas estratégias para gerar leads qualificados, certifique-se de escolher corretamente seus caminhos e continuar testando para descobrir seus impactos no seu negócio.

Isso ajudará você a entender melhor como criar estratégias e implementar efetivamente campanhas para melhorar os resultados.

Hoje, eu compartilhei com você 4 caminhos que, se bem trabalhados farão a diferença para gerar leads qualificados no seu negócio.

O ideal é que você comece experimentando aquele que faz mais sentido num primeiro momento, e passe para o passo seguinte assim que já tiver validado a etapa escolhida.

Dessa forma, você conseguirá mensurar os resultados de cada etapa, bem como saber qual é o incremento que seu negócio teve na geração de leads qualificados.

Lembre-se que, no fim do dia, o papel do marketing, como um todo, é gerar leads qualificados para a equipe de vendas.

Sendo assim, aplique, mensure e amplie essas dicas e meça seu resultado em suas vendas.

Espero que você possa sentir um impacto positivo e consiga gerar leads qualificados para aumentar suas vendas.

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