Você acha que o e-mail marketing não faz mais sentido para seu negócio? Hoje, vamos te mostrar porque o e-mail marketing não está morto – longe disso!

Afinal de contas, o e-mail marketing está ou não morto? Minha missão aqui hoje é te mostrar que não, o e-mail marketing não está morto.

A longevidade do e-mail marketing é um tema muito debatido no mundo do marketing digital.

Os profissionais de marketing sabem que não é incomum encontrar uma manchete proclamando que o e-mail marketing está morto, seguindo pela nova tecnologia que irá substitui-lo.

Isso vem acontecendo com frequência. Aconteceu, por exemplo, quando as mídias sociais começaram a serem vistas como um canal de relacionamento pelas marcas.

É importante lembrar que as previsões mais ousadas costumam atrair atenção.

A verdade é que o e-mail marketing não está morto. De fato, os e-mails estão mais fortes do que nunca, e devem continuar crescendo.

O consenso geral é que o e-mail chegou para ficar, e os dados do setor apoiam essa noção, como poderemos ver.

Veja os motivos porque o e-mail marketing não está morto.

#1. Com o e-mail você pode se comunicar várias vezes com seus clientes sem custos de publicidade pesados e recorrentes

Uma lista de e-mail (também conhecida como mailing) é sua e somente sua.

Apesar dela estar sempre em construção, os contatos são seus para usar de forma frequente para se comunicar com as pessoas que se interessam por aquilo que você faz.

Desde que seus e-mails sejam valiosos e interessantes, você poderá entrar em contato com sua lista sempre que julgar necessário sem que para isso precise investir na criação de uma nova lista.

Por isso é importante construir e manter atualizada sua lista de contatos.

#2. E-mails entram na caixa de seu leitor e ficam por lá até serem notados

Em contraste com outras ferramentas de marketing online, você não está só de passagem na timeline de seus potenciais clientes.

Sim, você está competindo com muitos outros e-mails, mas ao enviar um e-mail que realmente entregue valor para seu cliente, você poderá se destacar da multidão.

Dessa forma, você vai estar na caixa de entrada do seu público, chamando a atenção dele até que ele clique em seu e-mail e consuma parte de seu conteúdo.

Ele também pode se descadastrar da sua lista. Mas oferecendo conteúdo relevante em meio a toneladas de ofertas, você terá um lugar na agenda cheia do seu leitor.

#3. Mais personalização = maior interação

Você pode personalizar facilmente e-mails com base nos dados que você tem sobre seus assinantes, seus interesses e comportamentos anteriores.

É assim que você garante que sua mensagem seja tão relevante quanto possível.

Quando seus e-mails são relevantes, eles são abertos com mais frequência, e gerarão mais cliques, o que significa mais resultados.

#4. Você pode analisar exatamente seus resultados

O e-mail marketing é uma ferramenta totalmente mensurável.

Cada vez que você enviar um e-mail, você saberá exatamente quem o abriu, clicou e – se rastrear todo o caminho – quem fez uma compra.

Dessa forma, você pode calcular quanto ganhou com uma campanha de e-mail.

Você sabia que muitas lojas virtuais que fizeram campanhas de e-mail marketing atribuíram até 30% de seu faturamento a essa ferramenta?

Isso não apenas prova que o e-mail marketing não está morto, como ele tem um potencial enorme de gerar receita e conversão para seu negócio.

#5. Aprenda o que funciona – e o que não funciona – com seu público-alvo

Não existe melhor lugar para realizar testes do que a internet.

Além de descartar o que não corresponde às suas expectativas, você pode mensurar exatamente o resultado de cada iniciativa.

Com o e-mail marketing isso não é diferente.

Você pode, por exemplo, realizar testes A/B continuamente e com isso, descobrir quais mensagens ressoam melhor com seu público e distribui-lo para seus outros canais de comunicação.

#6. O e-mail marketing é rentável

Você pode alcançar muitas pessoas de uma só vez sem grandes custos.

Além disso, uma pesquisa mostrou que o retorno sobre o investimento do e-mail marketing é 38:1.

Isso significa que, a cada 1 real investido no e-mail marketing, o retorno pode ser de 38 reais.

Essa informação torna o e-mail marketing o mais lucrativo do que todos os canais de comunicação online.

Melhor ainda: ao configurar réguas de comunicação de e-mail automatizadas, você pode cultivar continuamente seu relacionamento com prospects e clientes.

Ainda não acredita no poder do e-mail? Então, veja esses números

O e-mail marketing, foi classificado pelos profissionais de marketing como o meio mais eficaz para aumentar a conscientização, aquisição, conversão e retenção de clientes.

Sem surpresa, o e-mail marketing está presente em, aproximadamente 82% das empresas, mais do que qualquer outra mídia.

A Forrester Research informou o crescimento consistente em investimentos com e-mail marketing desde 2009 e estima que esses investimentos continuarão a crescer.

Aqui tem mais uma informação valiosa: um estudo de marketing da Sherpa revelou que 72% de todos os consumidores escolheram o e-mail como sua forma predileta de comunicação.

O nível de engajamento alcançado pelo e-mail também cresce. A maioria das empresas incluídas em mais um estudo, dessa vez da DMA, relatou um aumento na taxa de abertura e cliques.

Nos Estados Unidos, 92% das pessoas usa e-mail e 61% verifica seus e-mails diariamente.

Essas informações mostram como, o e-mail marketing não está morto, e como pode ajudar efetivamente no resultado de seu negócio.

O e-mail marketing não está morto. Portanto, não mate esse recurso para seu negócio

O e-mail marketing é um canal ideal para alcançar potenciais clientes e transformar os clientes em fãs, construir relacionamentos mais profundos e de longo prazo, coletar dados e gerar mais conversões.

Podemos, de certa forma, dizer que o e-mail marketing é atemporal e ainda tem muito valor para oferecer para seu negócio e suas metas de faturamento.

Ao contrário do que muitos imaginam, ele não está nem perto de estar morto ou ser ineficiente.

Agora que você já sabe disso, usar o e-mail marketing como oportunidade para maximizar seus resultados e faturamento é uma atitude inteligente.

Por mais que as novas tecnologias estejam surgindo a todo momento e novas frentes de comunicação com o cliente estejam surgindo, o ideal é combiná-las para que juntas, elas tenham maior eficiência.

Os números e resultados falam por si só e, como você pode perceber, o e-mail marketing não está morto!