O marketing hoje se tornou digital. E no meio de tantos caminhos e possibilidades, existe algo imprescindível: a produção de conteúdo

Você já deve ter parado no blog de alguma empresa ao procurar algo no Google, não? Se sim, foi a produção de conteúdo que levou você até lá.

Por muito tempo empresas tradicionais optaram pelas ferramentas de marketing tradicional, como rádio e TV.

Mas, essa tática, que foi mandatória nos últimos 100 anos, hoje não é mais uma realidade para grande parte dos negócios.

Com a democratização de novas formas de tecnologia, a forma de fazer marketing também foi mudando evoluindo.

Como a atenção é a palavra chave em marketing e publicidade, e a atenção dos consumidores está mudando é preciso se adaptar a essas mudanças.

Já houve um momento em que os comerciais televisivos eram empolgantes, mas agora as pessoas vão ao banheiro ou ficam irritadas porque não conseguem encontrar o controle remoto para mudar de canal durante eles.

E isso não é tudo. Hoje, uma parcela da população simplesmente nem assiste televisão.

Essas pessoas, ao longo das últimas 2 décadas migraram seus hábitos, quase que totalmente para a internet.

Além de todas essas mudanças, os meios massivos de comunicação não permitem que calculemos nosso ROI sobre os investimentos, o que justifica a queda dessas ferramentas tradicionais de publicidade.

É justamente nesse cenário, de potenciais clientes e público cada vez mais migrando para a internet, que estratégias de conteúdo surgiram para mudar o marketing como conhecíamos.

Um passo adiante no marketing de conteúdo

Antes de falarmos exatamente sobre a produção de conteúdo e os benefícios dessa estratégia no longo prazo, vamos contextualizar o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo tem como missão transformar os problemas do seu cliente em conteúdo e ajudá-los a resolve-los de forma que ele enxergue você como uma autoridade na solução desses desafios.

Os meios de publicidade e propaganda até quase 20 anos atrás estavam focados em mostrar o quão bom era um produto, serviço e uma marca.

O conteúdo, por outro lado, mostra a preocupação com os problemas do cliente.

Uma marca não se posiciona na frente do cliente simplesmente dizendo que tem um ótimo produto.

Ela se posiciona à frente do cliente porque o cliente confia que ela tem a expertise e o caminho para a solução de seus problemas.

Quando falamos em produção de conteúdo, o tom está na necessidade do cliente, e não no produto em si.

Com o tempo, os esforços na produção de conteúdo, geram leads qualificados porque esses leads começaram a enxergar seu negócio como uma autoridade na solução dos desafios que estão vivenciando no dia-a-dia.

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o universo do marketing de conteúdo, pode estar se perguntando como a produção de conteúdo pode apoiar os seus objetivos de negócios.

Eu listei alguns benefícios da produção de conteúdo para a sua empresa, e espero que você vislumbre o quanto isso pode ser proveitoso para seu negócio.

#1. Aumento de reputação da marca

A primeira razão da produção de conteúdo tem a ver com confiança.

Você sabia que as pessoas acreditam que marcas que investem na produção de conteúdo estão realmente interessadas em construir boas relações com seus clientes?

Um dos objetivos mais significativos que o conteúdo pode ajudar você a alcançar é a reputação da marca.

Quando pessoas leem o seu conteúdo, elas começam a desenvolver uma opinião sobre a sua empresa; elas começam a confiar no seu negócio.

Se você estiver criando um conteúdo específico envolvente e valioso para seus clientes e leads, eles começarão a pensar que a sua empresa é valiosa.

Quanto mais valor você puder oferecer em seu conteúdo, mais as pessoas estarão inclinadas a começar a confiar em você e na sua marca.

O bom conteúdo também é o conteúdo que pode ser compartilhado.

Quando os seus potenciais clientes se depararem com seu conteúdo, eles começarão a identificar você como um líder de mercado, um influenciador.

Ter uma presença em todos os lugares, também ajuda criar um reconhecimento maior sobre sua marca.

#2. A produção de conteúdo influencia a busca orgânica

Qual é a primeira coisa que você faz quando tem uma dúvida e procura por uma resposta?

Você provavelmente abre uma janela do Google e procura por uma resposta.

No momento em que você começa a produzir conteúdo, acaba fornecendo respostas para aquilo que as pessoas estão procurando.

Isso ajudará você a ter um melhor posicionamento na busca orgânica.

Quando seu conteúdo realmente ajuda você a resolver os problemas de seus leads e clientes, você terá um bom posicionamento e, no final, irá atrair mais tráfego para o seu site.

Responder às perguntas que o seu potencial cliente faz na internet, permite que você não apenas apareça para ele, mas que crie uma reputação, também.

É claro que, não é qualquer tipo de conteúdo que te permite aparecer no Google e ganhar dezenas de leitores que se transformarão em clientes.

Você precisa responder às perguntas que seus potenciais clientes estão fazendo para o Google, para que então, apareça bem posicionado.

#3. A produção de conteúdo vai ajudar você a nutrir seus leads na jornada de compra

Alguns leads e leitores estão prontos para comprar, outros não, e isso faz parte do processo.

Mas não importa em qual estágio de compra um potencial cliente esteja, todos eles têm feito perguntas diferentes sobre o produto ou serviço que você está oferecendo.

Estágios de compra diferentes significam dúvidas diferentes, com diferentes modalidades de conteúdo para responder a essa questão.

Como marca, você precisa estar pronto para ajudar a guiar seus leads por meio desses diferentes estágios da jornada de compra de seu cliente, oferecendo um conteúdo de valor com um call-to-action bem formulado para cada contexto.

#4. Dê às pessoas motivos para voltar ao seu site

No momento em que você começa a ajudar o seu público a resolver seus problemas por meio do conteúdo, você começa a desenvolver um relacionamento com ele.

Você se transformará em uma fonte confiável e credível se continuar entregando esse tipo de conteúdo e seus leads saberão que precisam voltar ao seu canal.

Quando você produz conteúdo de forma regular, sempre respondendo dúvidas de seus potenciais clientes, educando o seu mercado e, principalmente, investindo no seu futuro cliente, ele vai querer ouvir o que você tem a dizer.

#5. A produção de conteúdo vai ajudar em outros esforços de marketing digital

Você sabia que a produção de conteúdo de alta qualidade sendo fornecida de forma consistente para seu público ajuda a oferecer suporte a todos os outros aspectos da sua estratégia de marketing digital?

Quando você está investindo em ferramentas de marketing digital, quais ferramentas está usando?

Você utiliza: e-mail marketing; mídias sociais; anúncios de links patrocinados; e chatbots?

Esses esforços têm algo em comum: uma incrível a produção de conteúdo.

Sua empresa precisa produzir conteúdo atraente e de qualidade para alimentar seus investimentos de marketing digital.

Esse não é apenas o melhor caminho; aos poucos, vai se tornando também o único caminho para alcançar o interesse genuíno de seu público e potenciais clientes.

A produção de conteúdo é a chave para abrir novas portas, quando o assunto é gerar leads de vendas

Hoje eu trouxe um conceito que você já deve ter ouvido falar, mas poderia não ter enxergado de forma estratégica: a produção de conteúdo.

Ficamos tão focados em nossos negócios que, muitas vezes esquecemos que nosso mercado ou produto pode ser um grande desafio de compra para nosso cliente.

E, diante desse cenário, qual é a melhor atitude?

A melhor atitude é educar o seu público para que ele se transforme em cliente. E o caminho, por mais simples que possa parecer é a produção de conteúdo.

Durante a produção de conteúdo, temos a oportunidade de traduzir siglas, jargões, terminologias de tecnologia e até mesmo o nome de nossos produtos em algo simples de ser entendido pelo cliente.

Quando mostramos ao nosso cliente o que está por trás de nomes pomposos e siglas difíceis, nos aproximamos.

É esse papel didático da produção de conteúdo que pode dar uma nova roupagem à sua abordagem de marketing.

E quando isso acontece, você começa a atrair audiência, leitores, clientes e embaixadores da sua marca e do seu produto.

Por mais difícil ou óbvio que o seu produto pode parecer, não há caminho que não possa ser percorrido por uma boa estratégia de produção de conteúdo.