Você já ouviu falar em Martech? Pois saiba, que marketing e tecnologia hoje, andam mais juntos do que nunca!

 

Qualquer pessoa que tenha trabalhado com marketing digital sabe que marketing e tecnologia andam juntos – daí a sigla Martech.

Mas, se você não é da área de marketing, talvez essa palavra coloque uma pulga atrás da sua orelha.

Estratégias de marketing bem-sucedidas contam com uma variedade de ferramentas para avaliar dados, conectar-se com o público e criar conteúdo envolvente.

Hoje, a tecnologia faz parte do dia-a-dia do marketing, e ferramentas que ajudem a automatizar, mensurar e aumentar a produtividade são verdadeiros arsenais para traçar caminhos em estratégias online.

A tecnologia e o marketing, em um futuro próximo, serão tão indispensáveis quanto o Google é hoje para as buscas.

Apesar do ferramental tecnológico ser um diferencial no marketing, em pouco tempo, ele será mandatório para a tomada de decisões.

Agora que falamos um pouco sobre onde a tecnologia se encaixa no marketing, vamos nos aprofundar nesse conceito de tecnologia aplicada ao marketing – Martech.

O que é Martech?

Martech, ou tecnologia de marketing é a combinação de sistemas que facilitam as atividades de marketing.

Como você já deve ter percebido, os profissionais de marketing de hoje possuem dentro de sua caixa de ferramentas, dezenas de tecnologias para melhorar seus resultados.

A união de ferramentas de tecnologia para fazer marketing de forma mais assertiva e bem-sucedida é o que podemos denominar de Martech.

Se você ainda não está habituado com as novas formas de marketing, pode estar se perguntando, por que profissionais de marketing precisam de tecnologia.

E, nós vamos te ajudar a entender melhor esse mundo para ter uma compreensão exata da importância desse conceito.

Martech – tecnologia para os profissionais de marketing. Por quê?

Por que os profissionais de marketing precisam de tecnologia? Simplificando, o jogo do relacionamento com clientes e potenciais clientes mudou do mundo off-line para o mundo digital.

Quer se trate de pessoas procurando descontos e ofertas para rechear o guarda-roupa, ou uma startup buscando um contador especialista em seu segmento, os clientes usam os meios digitais para encontrar aquilo que querem comprar.

Segundo uma pesquisa do We Are Social, as pessoas de todo o mundo gastam até 5,2 horas por dia na internet.

Isso se traduz cada vez mais com decisões de compra online.

Partindo desse princípio, os profissionais de marketing têm uma grande chance de alcançar seus clientes por meio de canais digitais.

Isso é necessário, porque as pessoas estão conectadas, decidindo sobre o que comprar e o que não comprar.

É por esse motivo que profissionais de marketing precisam de tecnologia.

Os benefícios da Martech

Embora o conceito da Martech ainda possa ser novo para alguns, a tecnologia de marketing definitivamente não é.

Equipes de marketing de todo o mundo contam com essas ferramentas todos os dias para fornecer conteúdo relevante de maneira consistente ao público.

E essa é apenas uma das razões pelas quais os profissionais de marketing amam a tecnologia. Veja abaixo onde mais a Martech pode ajudar nas empresas.

Faça mais, mais rápido

Economize tempo e simplifique fluxos de trabalho usando ferramentas automatizadas para executar tarefas repetitivas e demoradas, como extração de dados, conversão de formatos de arquivos e localização de recursos.

Aprimore a comunicação interna

Forneça uma maneira de se comunicar abertamente sobre a rotina de trabalho, como andamento do projeto e as metas da equipe.

Isso vai aprimorar o resultado do trabalho e oferecer a todos os membros da equipe uma visão global do progresso das tarefas.

Crie conteúdo mais inteligente

Faça com que o seu público se sinta da forma com que você quer através de insights e dados para criar métricas de performance, otimizar experiências e fornecer conteúdo segmentado.

Construa relacionamentos melhores

Fortaleça os relacionamentos com clientes e compradores, sabendo sempre a coisa certa a fazer, tendo acesso fácil a conversas passadas, interações, informações de compra e muito mais.

Seja mais forte trabalhando em conjunto

O valor de cada ferramenta é amplificado quando todas se unem para reduzir o atrito nos fluxos de trabalho, permitindo que você trabalhe de maneira mais rápida e inteligente.

A jornada digital do cliente na Martech

A Martech não é apenas uma tecnologia a serviço do marketing.

Seu objetivo é ajudar os profissionais de marketing a realizar seu trabalho e facilitar suas interações com o público-alvo em todas as etapas da jornada do cliente.

Você já ouviu falar nas diferentes etapas da jornada do cliente? Aqui estão elas:

Conscientização – Interesse – Consideração – Intenção –

Avaliação – Decisão – Satisfação

Essas etapas ainda se aplicam no mundo digital – tanto ou mais do que nunca. Então, se quiséssemos definir a Martech em uma frase, poderíamos usar a seguinte definição.

Martech reúne aplicações e plataformas que permitem que os profissionais de marketing se envolvam com seus clientes em potencial no espaço digital em todas as etapas da jornada do cliente.

No processo, a tecnologia de marketing ajuda as marcas:

  • A segmentar seus clientes em potencial da maneira mais pessoal;
  • Medir o sucesso de suas campanhas com mais precisão;
  • Coletar e utilizar dados para tomar decisões e otimizar seus investimentos com marketing.

Construindo seu arsenal de Martech

Um arsenal de tecnologia de marketing não é criado da noite para o dia e está em constante evolução.

O mundo do marketing e tecnologia está mudando rapidamente, com novas ferramentas aparecendo quase diariamente.

Manter-se atualizado com todas as novidades é praticamente impossível, por isso é melhor se concentrar nas necessidades de longo prazo de sua equipe do que nas ferramentas queridinhas do mercado.

A chave para construir um arsenal de tecnologia e marketing é um forte entendimento do cenário atual de seu negócio, aliado a um conhecimento sobre as ferramentas que podem simplificar sua atividade.

Isso ajudará você a selecionar as ferramentas certas que serão facilmente adotadas e dimensionadas à medida que sua empresa crescer.

Entender as lacunas tecnológicas em sua organização também permitirá que você reconheça oportunidades de novas ferramentas conforme necessário.

Não há 2 empresas iguais, portanto mapear suas necessidades de mercado é fundamental para trazer clareza ao processo.