Quer garantir que sua estratégia de mídias sociais tenha o resultado esperado? Coloque essas dicas em prática!

Todos já estão nas mídias sociais. Sendo assim, a briga pela audiência é enorme e, no meio disso, você sabe o que fazer para melhorar sua estratégia de mídias sociais?

No Brasil, os usuários de mídias sociais já somam mais de 140 milhões de pessoas. Aos poucos, foram invadindo nossas vidas, até ser o centro de nossas atenções.

As empresas perceberam, e as mídias sociais mudaram drasticamente a forma como fazemos marketing.

Os ganhos são infinitos com uma estratégia bem executada nas mídias sociais.

Aqui estão os benefícios de uma estratégia eficiente de mídias sociais:

  • Aumento no reconhecimento da marca;
  • Aumento de público;
  • Conexão direta com o público;
  • Aumento de tráfego no site;
  • Geração de leads;
  • Impacto positivo em vendas.

Não há dúvida: as mídias sociais devem ser um componente vital dos seus esforços gerais de marketing.

Se você está pronto para começar ou repensar em sua estratégia de mídias sociais, está no lugar certo.

Hoje, vamos mergulhar juntos nas melhores práticas para aprimorar sua estratégia. Continue comigo!

#1. Tenha metas e objetivos

Ter um plano, objetivos e metas sólidos é imprescindível se você deseja alavancar sua estratégia de mídias sociais.

Se você não sabe o que deseja, como vai alcança-lo?

Além disso, você não vai poder medir ou evoluir suas estratégias ao longo do tempo se não tiver objetivos fortes para começar.

Seus objetivos nas mídias sociais devem se alinhar aos seus esforços gerais de marketing.

#2. Pesquise e aprenda sobre seu público

Conectar e se envolver com seu público é crucial nos dias hoje se você quer ter resultado de qualquer estratégia.

Mas, para isso, você precisa entender seu público – por dentro e por fora.

Você deve ser capaz de identificar as necessidades, vontades e desejos deles – se tiver esperança de criar uma estratégia bem sucedida.

Quer saber como entender melhor o seu público? Tenho algumas respostas para você:

  • Pesquise seu público-alvo para entender melhor seus pontos negativos;
  • Observe atentamente os dados demográficos;
  • Participe de conversas com seu público;
  • Responda comentários em seu blog e comente em outros blogs com o mesmo público-alvo;
  • Colete feedback.

Depois de saber quem é o seu público-alvo, você estará melhor equipado para seguir em frente.

Estratégia de Mídias Sociais

#3. Crie seu conteúdo com cuidado

Todo conteúdo que você publica nas mídias sociais deve ser cuidadosamente pensado. Se você está postando apenas por postar – está fazendo isso errado.

Para ser bem sucedido, você vai precisar aprender os vários propósitos de cada rede. Aqui estão alguns exemplos:

  1. LinkedIn: uma rede profissional perfeita para o público B2B, com uma plataforma de produção de artigos integrada.
  2. Facebook: quase todo mundo tem uma conta. É particularmente bom para notícias e entretenimento. Se por um lado a fanpage tem um grande desafio de alcance, por outro, os grupos podem ser úteis.
  3. Instagram: perfeito se o seu conteúdo for altamente visual. Imagens estáticas e vídeos curtos funcionam incrivelmente bem, mas não são tão bons em direcionar tráfego de volta para o seu blog.

Depois de aprender um pouco mais sobre as mídias sociais de forma variada, você pode se concentrar naquela que acha a mais adequada para seu negócio.

Um componente importante na sua estratégia de mídias sociais é usar as palavras do jeito certo. A maneira como você transmite sua mensagem varia de acordo com a rede social que você está postando.

#4. Use menos táticas de venda

O marketing tradicional e intrusivo já não faz mais efeito há algum tempo, por um bom motivo: as pessoas também não querem que você venda nada para elas.

Elas querem estabelecer conexões e relacionamentos reais com você.

Esse é o segredo  para fazer com que seu público ou clientes confiem em você. E, se eles confiam em você, eles compram de você.

Os consumidores não acham nada interessante quando marcas e empresas publicam muitas promoções.

Como alternativa, você pode criar conteúdo útil que as pessoas realmente desejam consumir. Conteúdo que leva os compradores aos seus produtos ou serviços, sem ser agressivo ou vendedor demais.

#5. Conecte-se com seu público

Se você não está construindo relacionamento com seu público e/ou clientes, isso terá efeito desastroso em seu negócio.

Expandir seu alcance é, sem dúvida, o primeiro plano em sua mente. E a melhor maneira de fazer isso é conectando-se de maneira genuína ao seu público.

Isso levará as pessoas segmentadas a desembarcarem bem no seu site e adquirirem seus serviços ou produtos.

As mídias sociais são uma das melhores ferramentas para atrair novos clientes ou clientes recorrentes.

#6. Use as ferramentas certas

As ferramentas escolhidas determinarão a força de toda a sua estratégia de marketing nas mídias sociais.

Pense nisso como construir uma casa. Se você começasse construindo uma parede, provavelmente ela cairia no chão. Você precisa ter uma base primeiro.

O mesmo vale para as mídias sociais. Encontrar as ferramentas certas garantirá que sua estratégia seja executada sem esforço.

Você precisa decidir qual a ferramenta de automação de mídia social usará para programar o seu conteúdo.

Avalie suas opções – cada empresa tem necessidades e requisitos diferentes. Por mais que você precise agendar posts, isso não é tudo.

Você pode também gerenciar etapas do seu processo de mídias sociais através dessa ferramenta.

Estratégia de Mídias Sociais

#7. Promoção é a chave para a estratégia

Você pode criar o conteúdo de qualidade mais impressionante da internet – mas se ninguém o encontrar, você não vai enxergar resultados.

É justamente nesse momento que entra a promoção. Ela vai maximizar o número de pessoas que verão o seu conteúdo e ajudará a disparar o tráfego do seu site.

Criar conteúdo excelente e diversificado para as mídias sociais é crucial, mas não ignore o processo de promoção.

Esse é um erro enorme que muitos blogueiros e empresários cometem. Para evitar que isso aconteça, aqui estão algumas ideias:

  • Faça promoção cruzada entre seus perfis sociais;
  • Colabore com influenciadores do seu setor;
  • Organize um concurso de mídias sociais que incentive os participantes a segui-lo;
  • Aproveite outras plataformas às quais você tem acesso (por exemplo, depois que alguém se inscrever na sua lista de e-mail, convide-o para segui-lo nas mídias sociais);
  • Adote uma abordagem orientada por SEO para o conteúdo que você publica nas redes sociais.

#8. Leve em consideração tendências e mudanças

Estar sempre um passo à frente é essencial quando o assunto são as mídias sociais.

Elas estão sempre mudando junto com seus algoritmos, tornando cada vez mais necessário que você se mantenha atualizado sobre as últimas tendências e mudanças.

Se você quiser algumas ideias, aqui estão algumas tendências do momento:

  1. As lives em vídeo estão crescendo;
  2. Os stories do Instagram são uma grande tática para as empresas;
  3. Os aplicativos de mensagem (principalmente Telegram) estão em ascensão;
  4. O marketing de influência está bombando;
  5. Os chatbots estão marcando presença cada vez maior na estratégia de mídias sociais.

Para tirar o máximo proveito em sua estratégia de mídias sociais, é essencial manter-se atualizado sobre essas tendências e qualquer mudança.

Tenha essas ideias em mente para traçar com sucesso sua estratégia de mídias sociais

Fazer das mídias sociais parte de sua estratégia pode ser um trabalho árduo. Mas os benefícios são difíceis de ignorar.

Se você não levar as mídias sociais a sério, sem dúvida perderá leads, clientes, visibilidade online e vendas.

Use essas ideias para permitir que sua estratégia de mídias sociais tenham o efeito esperado e resultados vencedores.

Lembre-se: mídias sociais são um canal de diálogo. Se você não fizer do seu público uma prioridade, não será prioridade e não terá resultados.

Execute sua estratégia de mídias sociais de forma séria e profissional e os resultados virão.

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