Você já ouviu falar em mobile first? Hoje vamos explicar um pouco mais sobre essa tendência, e os benefícios que você pode ter com ela

Você pode ter ouvido pouco sobre mobile first. Mas essa é uma tendência importante para seus resultados.

Projetar um site envolve muito trabalho em geral. E, no meio de tudo isso, uma das perguntas mais importantes é: como podemos criar a melhor experiência para os usuários?

Para responder essa pergunta, precisamos pensar em outra: quem queremos atrair para nosso site e como podemos leva-los até lá?

No entanto, pesquisas recentes mostram que o mobile first, pensar na tela pequena é cada vez mais crítico para alcançar os usuários da internet com sucesso.

De fato, o eMarketer prevê que nos Estados Unidos, apenas 10,7 milhões de pessoas dependerão exclusivamente do computador para acesso à internet até 2021.

Esse número é cerca de 4 vezes menor do que o número de usuários que acessam exclusivamente a internet por meios móveis.

É fundamental otimizar a experiência do seu site para dispositivos que seu público está usando – e não para aqueles que eles não estão.

Portanto, agora que estabelecemos que devemos pensar primeiro nos dispositivos móveis, abordaremos o que isso implica, incluindo algumas dicas para criar uma experiência ininterrupta para seus visitantes.

#1. Mobile first = tela menor primeiro

Uma abordagem mobile first enfatiza a criação de uma experiência do usuário aprimorada para dispositivos móveis mais do que o computador e outras plataformas. E por que não?

Se tudo que os usuários podem ver no celular também pode ser visualizado no computador, faz sentido começar pequeno e trabalhar com dispositivos de tamanho maior para obter a melhor funcionalidade.

Otimizar um site para plataformas menores primeiro, também permite que você se concentre no que é absolutamente necessário em um site ao invés de tentar preencher o espaço com firulas.

Ao focar apenas nos desejos e necessidades dos usuários com uma abordagem mobile first, você criará uma experiência muito melhor para o usuário.

Mobile First

#2. Mantenha a navegação simples

Usuários que navegam em dispositivos móveis querem que a navegação seja limpa e simples, mas o quão simples é um layout elaborado?

Muitos preferem o menu “hambúrguer”, caracterizado por várias linhas empilhadas umas sobre as outras, indicando um menu suspenso.

No entanto, outras pessoas acreditam que os usuários normalmente não interagem com o que não podem ver.

O que está por trás do menu é um mistério e alguns usuários podem nem reconhecer que isso é um menu.

A chave é entender os usuários do site e a demografia do seu público.

É menos provável que um público mais velho que não esteja acostumado ao método tradicional de menu reconheça esse novo estilo de menu e considere esse padrão para navegação.

Também não será um problema executar testes A/B para ambos os métodos para determinar, por exemplo, qual menu tem mais cliques e engajamento.

#3. Mantenha o conteúdo no mínimo

Como mencionado anteriormente, um layout limpo é exigido pelos usuários e é uma das maiores tendências em design atualmente. Com dispositivos móveis não é diferente.

Um layout limpo é caracterizado pelo uso de espaço negativo para enfatizar o que é mais importante em uma página (por exemplo, um formulário de captura).

Ele deve se estender a dispositivos maiores, além de criar uma experiência de navegação consistente e otimizada que aprimora a experiência do usuário.

No entanto, ao mesmo tempo que você deseja simplificar as conversões no celular, não deseja criar confusão desnecessária.

Um formulário com dezenas de campos, além de uma página com excesso de informação podem tornar os visitantes menos propensos a converterem do que um formulário simplificado com menus suspensos, por exemplo.

#4. Otimize para rede móvel

Apenas para entendermos a importância da velocidade de carregamento em uma página para dispositivos móveis, vejamos essa informação do Google: o tempo médio necessário para carregar totalmente uma página para dispositivos móveis é de 22 segundos.

No entanto 53% das visitas são abandonadas se um site móvel demorar mais de 3 segundos para carregar.

Existem 2 maneiras de combater a velocidade de carregamento da página: minimizar a estrutura da página (mobile first) e reduzir o número e o tamanho das imagens.

Em vez disso, substitua imagens por uma tipografia maior e mais expressiva que capte o interesse dos visitantes, aumentando a probabilidade de que eles não apenas vejam a página, mas continuem nela.

Mobile First

#5. Pense em vídeo

Enquanto imagens demais são coisa do passado, os vídeos ainda fazem parte do presente e futuro.

De acordo com o Ooyala Q3, aproximadamente 58% das reproduções de vídeos online foram vistas em dispositivos móveis em 2017.

Ainda mais impressionante é que o índice de rede visual da Cisco, que projeta o tráfego global da internet a partir de vídeos representará 80% de todo o tráfego da internet até o fim do ano.

Quanto aos dispositivos móveis, as páginas de destino com vídeo são uma ótima maneira de ajudar a educar o público em um conteúdo específico, em vez de depender apenas do texto.

É também uma abordagem inovadora para aprimorar a experiência do usuário móvel e aumentar as conversões.

#6. Crie uma experiência integrada entre plataformas

Falamos sobre a criação de uma experiência de navegação contínua em todos os dispositivos, mas, mais do que isso, os usuários desejam uma experiência semelhante independente de onde estejam navegando.

Se eles fizerem login no seu site para visualizar o conteúdo da sua página, deve ser tão simples navegar nessa página no computador quanto no celular.

Embora alguns recursos sejam acentuados em uma plataforma em comparação com a outra, uma aparência semelhante criará uma experiência perfeita para os visitantes, além de manter a consistência da marca.

Simplifique o envolvimento no celular

Seja na decisão entre um menu de estilo hambúrguer, um estilo mais visível no front end ou como exibir formulários em páginas específicas, não torne os caminhos de envolvimento mais abstratos do que eles precisam ser.

A chave é continuar testando métodos diferentes para encontrar a melhor maneira de envolver os visitantes e converte-los em clientes.

Utilize o mobile first para aumentar seu potencial de conversão de clientes e seus resultados online

Hoje apresentamos para você uma tendência que vem crescendo no mundo do design: o mobile first.

Como dispositivos móveis já são a maior fatia do acesso à internet em todo o mundo, pensar em plataformas para computadores e depois adapta-las ao celular pode não ser o melhor caminho.

Por isso, com o mobile first, o projeto é pensado, desenhado e orientado, primeiro para dispositivos móveis para depois ser pensado em outros tamanhos.

Dessa forma, o site fica mais rápido, mais limpo, mais funcional e muito mais objetivo para quem acessa.

Se você está pensando em construir ou reformar um site pensar em mobile first aumenta suas chances de resultado.

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