Você já ouviu falar sobre inbound marketing mas não sabe como ele pode te ajudar? Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais nesse conceito

O inbound marketing é uma técnica elogiada entre profissionais de marketing por sua capacidade de atender às necessidades dos clientes em qualquer etapa do funil de vendas.

Outras vantagens incluem a propensão para aumentar o relacionamento com os clientes ao longo do tempo, mudando o foco de vendas estritamente para o desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com seus clientes.

Ele se concentra em fornecer aos clientes informações úteis e seus conhecimentos.

Outro aspecto positivo do inbound marketing é a capacidade de ajudar você a expandir o alcance do seu negócio.

A maioria das empresas usam estratégias de marketing para atrair novos clientes e fechar negócios.

O inbound marketing pode ser alavancado por praticamente qualquer empresa de qualquer tamanho.

Seja você uma grande corporação ou uma pequena empresa, o inbound marketing pode trabalhar com você para encontrar ferramentas necessárias para você crescer.

Inbound marketing é sobre ser encontrado naturalmente por um lead, em vez de buscar agressivamente por eles.

Qual pessoa você acredita ter mais chances de comprar um imóvel? A pessoa que recebeu uma mensagem com um convite para um lançamento; ou a pessoa que começou a procurar por imóveis?

Provavelmente, a segunda opção, não é mesmo?

Agora que você já compreendeu isso, vou trazer para você os 5 elementos de uma forte estratégia de inbound marketing que você pode usar a seu favor.

Inbound Marketing

#1. SEO (search engine optimization)

O SEO é uma tática difícil de controlar e muitas vezes, acaba sendo desperdiçada, correto?

Nem sempre. SEO é o processo de otimizar o conteúdo e a estrutura de seu site para aparecer bem colocado nas buscas.

Ter um site de qualidade e com conteúdo otimizado para SEO garante que o Google possa encontrar e indexar o conteúdo de seu site para que ele apareça gratuitamente para as pessoas que pesquisam por aquilo que você faz.

O SEO é uma parte crítica de sua estratégia de inbound marketing, porque se você não puder ser encontrado, não terá negócios.

Quando falamos em SEO, muitas pessoas pensam em palavras-chave, códigos-fonte, estruturas, link building e muito mais.

O SEO pode realmente se tornar algo complicado, então, por onde começar?

Comece identificando e utilizando as palavras-chave mais importantes para seus leads.

É claro que essas palavras precisam ter um volume de pesquisa alto o suficiente e a intenção do usuário para atrair o público mais relevante.

#2. Links Patrocinados

Se você acredita que inbound marketing e anúncios são táticas opostas, está errado.

Com os Links Patrocinados, você paga pelos resultados em vez de aparecer organicamente.

Utilizando os anúncios você pode pagar para aparecer nos principais canais onde as pessoas têm mais probabilidade de ver e clicar em seus anúncios.

Você tem o controle para ajustar seu orçamento, pausar seus anúncios em períodos irrelevantes, segmentar usuários de dispositivos móveis, medir facilmente seu ROI e muitas outras vantagens.

A moral da história é que você deve fazer SEO e Links Patrocinados para ter mais volume e qualidade de leads.

#3. Marketing de conteúdo

Sem conteúdo atual e útil, não há chance de manter e converter leads. Seu conteúdo deve ser publicado com o intuito de ajudar o seu público a responder uma pergunta ou resolver um problema.

A chave para o marketing de conteúdo é que ele precisa destacar seu conteúdo deve ser notável o suficiente para romper a confusão.

Não basta produzir conteúdo, ele deve educar, inspirar ou entreter seu público.

Então, por onde começar? Aqui estão algumas táticas importantes:

  1. Crie um blog: você já deve saber disso, mas um blog de qualidade é uma das maneiras mais eficazes de vender. O blog vai ajudar você a atrair novos visitantes e convencer os leads mais quentes.
  2. Crie guias, e-books e conteúdo para download: isso ajudará você a gerar leads com conteúdo longo, onde você pode vender como seus produtos ou serviços os ajudarão.
  3. Reúna depoimento de clientes e crie estudos de caso: estudos de caso e depoimentos de clientes ajudarão a convencer os leads que estão mais abaixo no seu funil. Ouvir alguém que confia em você aumenta suas chances de conversão.
  4. Crie um calendário para garantir atualização regular de novos conteúdos.

Inbound Marketing

#4. Mídias sociais

Então você criou um conteúdo fenomenal, publicou no seu site e agora está esperando?

Bem, provavelmente, você não terá os resultados que espera.

Você precisa atrair novos e antigos leitores, compartilhando e promovendo seu conteúdo nas mídias sociais.

Criar o conteúdo é apenas uma pequena parte do quebra-cabeça. Garantir que o conteúdo chegue às pessoas certas é onde as mídias sociais entram.

Isso faz parte do inbound marketing porque apenas quem deseja ver seu conteúdo seguirá a sua marca e é uma ótima maneira de subsidiar seu tráfego orgânico se você ainda não tiver um bom SEO.

#5. Landing page

A landing page é onde seus leads chegam após clicar no seu anúncio, ou na sua chamada para ação.

Seja uma página de produto, um formulário para download de um material ou a página de compra ou assinatura de serviço, você precisa garantir uma landing page de alto nível.

Alguns elementos importantes que você precisa ter em mente:

  1. Relevância: você precisa garantir que a sua landing page seja relevante para a sua chamada.
  2. Foco: qual é o objetivo de sua landing page? É se inscrever, fazer download ou comprar? Torne o propósito de sua landing page algo singular.
  3. Design: esse é um componente importante para manter os visitantes envolvidos. O uso de vídeos, imagens, depoimentos e prova social são todos elementos de design que podem ajudar a melhorar as taxas de conversão de suas landing pages.

Essas ideias vão permitir que você tenha mais foco e possa mensurar de forma mais objetiva os resultados dos cliques e acessos que recebe.

O inbound marketing é uma ferramenta indispensável para uma sólida presença online

Hoje o assunto foi inbound marketing. Tenho certeza que muitos já ouviram falar sobre esse tema, mas poucos realmente entendem como funciona uma estratégia de inbound marketing.

Por isso, selecionei para você alguns caminhos que podem ser percorridos para que você implemente o inbound marketing dentro da sua organização.

É importante entender que, alinhar todos esses fatores é muito importante para que você tenha resultados reais.

Pode ser que você tenha conhecimento técnico e ferramentas para fazer isso sozinho.

Caso contrário, ficaremos felizes em ajudar você a implementar algumas táticas para começar a usufruir dos resultados do inbound marketing.

Quer saber mais sobre inbound marketing e como podemos ajudar? Entre em contato conosco e venha conhecer um pouco mais sobre a Roteart.

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